História da Câmara

No dia 10 de dezembro de 1953, foi aprovada a lei estadual nº 986, que emancipou Pocinhos. No mesmo dia às 5 horas da tarde, o então Governador João Fernando de Lima sancionou a lei, que também criou a comarca do município.

Pelas leis da época, uma vez criado o novo município era de imediato instalado ao designar-se um prefeito provisório até as eleições municipais que, no caso, ocorreriam em 1955. Para a prefeitura foi nomeado, em 30 de dezembro, o fiscal da fazenda José Pereira do Nascimento, mais conhecido pelo pseudônimo de José Alves, que começou a governar em janeiro de 1954.

No dia 3 de outubro de 1955 ocorreu a primeira eleição para escolha de prefeito, vice-prefeito e vereadores de Pocinhos. Para prefeito foi eleito Padre Galvão e para vice-prefeito foi eleito Joaquim Limeira de Queiroz. Os vereadores eleitos foram: José Pereira do Nascimento, Raimundo Mariano da Silva, Arlindo Oliveira da Rocha, Manuel Idalino Pereira Leal, Antônio Henriques de Albuquerque, Geraldo Felipe Porto e Antônio Felinto da Silva.

No dia 30 de novembro de 1955, em sessão presidida pelo Juiz Cândido Alves da Costa, tomou posse o novo prefeito e foi instalada a Câmara Municipal com sete vereadores, a ter José Alves como 1º Presidente do Poder Legislativo Pocinhense.